quarta-feira, 26 de março de 2014

No mundo da Literatura Infantil #1: "A tartaruga que queria dormir"

Publicada por Karna Feminino à(s) 08:35
Já tinha falado aqui antes da minha paixoneta com livros para crianças e hoje faço aqui a minha primeira sugestão, o livro "A tartaruga que queria dormir", cujo autor é Roberto Aliaga, a ilustradora é Alessandra Cimatoribus e foi editado pela OQO Editora.
(Preço: 12,90 euros)


Confesso que, a uma primeira vista, esta não seria uma capa que me chamaria muito à atenção, mas fico feliz por ter escolhido esta história devido às suas várias potencialidades. Esta tartaruga, por ter chegado o inverno, quer dormir, mas tem uns amiguinhos que lhe vão batendo à porta com a melhor das intenções e não a deixam descansar.
Em primeiro lugar, as ilustrações são simples, mas expressivas, e permitem que rapidamente as crianças consigam apreender cada uma das cenas mostradas.
Em segundo lugar, tem várias partes em que se repete, exatamente com as mesmas palavras, o que convida não só a crianças mais pequenas, como também a que todos participem, como por exemplo, na fala da tartaruga, quando se pergunta quem será que está a bater à porta àquelas horas, ou mesmo no seu ritual de entrar na cama.
Em terceiro e último lugar, a narrativa tem vários projetos que se podem desenvolver a partir daqui ou até mesmo pode ser um livro de consulta para temas como a hibernação, os diversos animais de que aqui se fala e quais hibernam, as estações do ano ou as rotinas (associadas ao momento de ir dormir).
Claro que estes projetos podem estar associados à chegada do inverno, à sala adotar uma tartaruguinhas e/ou outro animal que hiberne, à adoção de uma nova estratégia para a transição da hora de descanso, entre outros.
Este é um livro que está aprovado! ;)
Conhece mais alguns livros que vão ao encontro destes temas? Ou gostaria de partilhar algum conjunto de atividades que fez com esta narrativa? Não hesite e partilhe aqui neste espaço ou para o meu email.

Boas leituras!

0 comentários:

Enviar um comentário

Vá, partilhe a sua opinião!

 

Karma Feminino Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review